A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A historicidade do percurso do GT trabalho e educação: uma análise para debate

  • Eunice Trein
  • Maria Ciavatta
  • Eunice Trein

    Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Maria Ciavatta

    Professora Titular-Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e Professora Visitante da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Doutora em Ciências Humanas (Educação, PUC-RJ). Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pela Università di Bologna, Itália.



Resumo

Neste trabalho, retomamos os aspectos principais de um trabalho anterior que teve o objetivo de dar prosseguimento ao balanço da produção científica do GT Trabalho e Educação, a partir dos trabalhos selecionados e discutidos pelo grupo nas Reuniões Anuais da Anped (1996 a 2001), retomando a pauta de temáticas apresentadas em balanços similares, analisando a produção de 2002 a 2007. Do ponto de vista teórico-metodológico, o GT orienta-se pelo materialismo histórico, contempla também a discussão de outras linhas teóricas e tem como compromisso a transformação das formas de exploração e amesquinhamento do ser humano. Do ponto de vista dos conteúdos, os temas recorrentes mais presentes são os seguintes: trabalho e educação - teoria e história; trabalho e educação básica; trabalho e educação nos movimentos sociais; educação do trabalhador nas relações sociais de produção; e profissionalização e trabalho que se constituem no tema principal do período mais recente que analisamos neste texto.

Palavras-chave

trabalho e educação,
teoria e história,
profissionalização,
educação dos trabalhadores,
educação básica

Download


Métricas

  • Visualizações - 625

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.