A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional

  • Marina Peduzzi
  • Heloise Lima Fernandes Agreli
  • Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva
  • Helton Saragor de Souza
  • Marina Peduzzi

    Universidade de São Paulo , Escola de Enfermagem , Departamento de Orientação Profissional , São Paulo , SP , Brasil .

    Heloise Lima Fernandes Agreli

    Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento Orientação Profissional, São Paulo, SP, Brasil; e Emlyon École de Management, Lyon, França. Emlyon École de Management, , Lyon, , França

    Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva

    Universidade Federal de São Carlos , Departamento de Enfermagem , São Carlos , SP , Brasil .

    Helton Saragor de Souza

    Universidade Federal de São Paulo , Campus Baixada Santista , Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva . Santos , Brasil .



Resumo

A crescente complexidade das necessidades de saúde que requerem abordagem ampliada e contextualizada e da organização dos serviços em rede motivou a revisita ao conceito de trabalho em equipe, à tipologia equipe-integração e agrupamento e aos seus atributos. O efetivo trabalho em equipe se constitui como expressão, por um lado, da articulação das ações das diversas áreas mediante o reconhecimento da sua interdependência e, por outro, da complementaridade indispensável entre agir instrumental e agir comunicativo. Destaca-se que o trabalho em equipe também é expressão da divisão social do trabalho e da transformação de diferenças técnicas em desigual valor social dos trabalhos especializados das diversas profissões e, portanto, dos seus agentes. As contradições presentes nos processos de trabalho, na sua consubstancialidade às necessidades de saúde, podem se limitar a reiterar os modelos dominantes de atenção à saúde ou buscar sua superação por meio de mediações reflexivas e dialógicas dos trabalhadores das equipes entre si e destes com usuários, famílias e população. Por fim, trabalho em equipe constitui uma das formas de trabalho interprofissional com práticas colaborativas, e essa colaboração pode se dar na equipe ou no trabalho em rede com usuários e comunidade.

Palavras-chave

equipe de assistência ao paciente,
relações interpessoais,
trabalho

Download


Métricas

  • Visualizações - 348

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)