A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
 
Lançada em março de 2003, a Trabalho, Educação e Saúde (TES) é a revista científica de acesso aberto editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados aos campos da educação e da saúde, discutindo-os sob a ótica da organização do trabalho contemporâneo, de uma perspectiva crítica e interdisciplinar.

A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista, que, desta forma, acredita contribuir para o aperfeiçoamento de políticas sociais, em geral, e do Sistema Único de Saúde (SUS), em particular.

Desde janeiro de 2018, a TES deixou de publicar a versão impressa e adotou exclusivamente a versão digital em fluxo de publicação contínua. Em 2021, passou a utilizar o sistema Open Journal Systems (OJS) para gerenciamento das submissões.

Certa de contribuir para a consolidação de seu tema central e singular – educação e saúde sob a perspectiva do trabalho –, a TES busca atingir pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, e docentes e gestores do campo da educação profissional em saúde.

A revista Trabalho, Educação e Saúde não cobra qualquer tipo de taxa, seja para o processamento editorial, seja para a publicação de artigo.

Fontes de Indexação

Publicação contínua

Com o objetivo de acelerar o processo de comunicação das pesquisas, em 2018, a TES optou por interromper a forma clássica de publicação por periodicidade e paginação sequencial dos artigos dentro de uma edição e adotou a publicação contínua. Assim, após aprovado no processo de avaliação por pares e concluída a produção editorial, o artigo é publicado.

Qualis 

Na classificação Qualis/CAPES (2013-2016), o periódico Trabalho, Educação e Saúde é reconhecido por abranger diversas áreas. Recebe a classificação B1 em Saúde Coletiva, o que o insere na área de Saúde Pública. Também é B1 em Psicologia, Comunicação e Informação. Sua classificação é A2 nas áreas de Sociologia e Ensino, na qual se identificam duas áreas correlatas, tais como Sociologia em Saúde e Educação Permanente.

Licença de conteúdo

Todo o conteúdo do periódico, salvo onde esteja indicado em contrário, está sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY 4.0

Estatísticas

Índice h5: 24
Mediana h5: 36
Fonte: Google Scholar (2022)

Mídias sociais

A TES possui perfil nas principais redes sociais para divulgação de seu conteúdo e interação com leitores, pesquisadores e autores.

  • Facebook: @trab.educ.saude
  • Twitter: @TrabalhoRevista
  • Instagram: @revista_tes