A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado?

  • Gaudêncio Frigotto
  • Maria Ciavatta
  • Gaudêncio Frigotto

    Doutor em Educação pela PUC-São Paulo, Professor Titular em Economia Política da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ.

    Maria Ciavatta

    Doutora em Educação pela PUC-RJ.Professora Titular em Trabalho e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ.



Resumo

Este texto é parte da pesquisa "A Formação do Cidadão Produtivo"³, que tem por objetivo analisar as políticas de ensino médio técnico nos anos 80, bem como as reformas educativas nos anos 90. Observa-se que muitas noções ou conceitos têm significado próprio nos embates da ideologia da globalização ou da mundialização do capital, mas podem ser resgatados em formas societárias alternativas, tais como trabalho e trabalhador produtivo, cidadania, cidadão produtivo e emancipação, se resgatados na sua historicidade. A idéia de cidadania, se a entendemos como parte de um projeto emancipador, apresenta alguns obstáculos em relação à democracia e ao trabalho na concepção liberal. Tanto no sentido liberal da cidadania como direitos civis, políticos e sociais do indivíduo, quanto no sentido marxiano de cidadania coletiva, o termo tem exigências que remetem, no Brasil, à forma histórica de inserção restrita dos cidadãos brasileiros na comunidade política. Distancia-se, também, das reformas educativas em curso no ensino médio técnico, com seus cursos breves modulares, com a redução do saber e da técnica às questões operacionais, aos valores pautados pelo individualismo e pela competitividade exigidos pelo mundo empresarial.

Palavras-chave

cidadão produtivo,
cidadania,
emancipação,
educação e trabalho,
ensino médio técnico

Download


Métricas

  • Visualizações - 221

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.