A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado?

  • Gaudêncio Frigotto
  • Maria Ciavatta
  • Gaudêncio Frigotto

    Doutor em Educação pela PUC-São Paulo, Professor Titular em Economia Política da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ.

    Maria Ciavatta

    Doutora em Educação pela PUC-RJ.Professora Titular em Trabalho e Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Campus do Gragoatá, Niterói, RJ.



Resumo

Este texto é parte da pesquisa "A Formação do Cidadão Produtivo"³, que tem por objetivo analisar as políticas de ensino médio técnico nos anos 80, bem como as reformas educativas nos anos 90. Observa-se que muitas noções ou conceitos têm significado próprio nos embates da ideologia da globalização ou da mundialização do capital, mas podem ser resgatados em formas societárias alternativas, tais como trabalho e trabalhador produtivo, cidadania, cidadão produtivo e emancipação, se resgatados na sua historicidade. A idéia de cidadania, se a entendemos como parte de um projeto emancipador, apresenta alguns obstáculos em relação à democracia e ao trabalho na concepção liberal. Tanto no sentido liberal da cidadania como direitos civis, políticos e sociais do indivíduo, quanto no sentido marxiano de cidadania coletiva, o termo tem exigências que remetem, no Brasil, à forma histórica de inserção restrita dos cidadãos brasileiros na comunidade política. Distancia-se, também, das reformas educativas em curso no ensino médio técnico, com seus cursos breves modulares, com a redução do saber e da técnica às questões operacionais, aos valores pautados pelo individualismo e pela competitividade exigidos pelo mundo empresarial.

Palavras-chave

cidadão produtivo,
cidadania,
emancipação,
educação e trabalho,
ensino médio técnico

Download


Métricas

  • Visualizações - 205

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio