Trabalho, Educação e Saúde - TES (Trabajo, Educación y Salud) es una revista científica de acceso abierto, editada por la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio, de la Fundación Oswaldo Cruz.

Conhecimento sobre saúde bucal por concluintes de pedagogia

  • Cléa Adas Saliba Garbin
  • Artênio José Isper Garbin
  • Karina Tonini dos Santos
  • Lídia Regina da Costa Hidalgo
  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Cléa Adas Saliba Garbin

    Professora adjunta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA/Unesp), Araçatuba, São Paulo, Brasil. Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

    Artênio José Isper Garbin

    Professor adjunto da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA/Unesp), Araçatuba, São Paulo, Brasil. Doutor em Ortodontia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Karina Tonini dos Santos

    Professora adjunta do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória, Espírito Santo, Brasil. Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA/Unesp)

    Lídia Regina da Costa Hidalgo

    Mestre em Odontologia Preventiva e Social pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA/Unesp)

    Suzely Adas Saliba Moimaz

    Professora titular e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FOA/Unesp), Araçatuba, São Paulo, Brasil. Livre-docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)



Resumen

Este estudo teve por objetivo investigar as opiniões e o conhecimento de concluintes do curso de Pedagogia da cidade de Araçatuba, São Paulo, Brasil, em 2009, sobre saúde bucal. Para tanto, foi utilizado um questionário semiestruturado, abordando as opiniões dos estudantes sobre educação em saúde bucal e seu conhecimento sobre aspectos relativos à cárie dentária, à odontologia preventiva e à odontologia na primeira infância. De um universo de 120 estudantes, 92 (76,6%) consentiram participar do estudo. Destes, 86,8% acadêmicos acham que o professor deve atuar como educador em saúde bucal e 92,4% consideram importante a sua integração com profissionais de saúde. Responderam corretamente sobre o conceito de placa bacteriana e cárie dentária, respectivamente, 9% e 34,8%. Sobre o surgimento da cárie e sobre a possibilidade de se ter dentes saudáveis a vida inteira, responderam corretamente 67% e 83,7%, respectivamente. Assim, os concluintes de Pedagogia têm opiniões positivas em relação à educação em saúde bucal; entretanto, o seu conhecimento sobre a temática abordada é insatisfatório, uma vez que eles serão futuros professores e formadores de opinião.

Palabras clave

saúde escolar,
saúde bucal,
educação em saúde,
professores

Descargas


Indicadores

  • Visualizaciones - 1453

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.