A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O cuidado para pessoas com HIV/AIDS sob a ótica de agentes comunitários de saúde



Resumo

Este estudo buscou investigar a experiência de atuação dos agentes comunitários de saúde em relação aos indivíduos que vivem com HIV/Aids em áreas de risco social. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada no ano de 2015 com agentes comunitários atuantes em município de médio porte do estado de São Paulo, Brasil. A produção das narrativas foi realizada pelo método do grupo focal, interpretadas e analisadas por meio da análise temática de conteúdo. O preconceito apresentou-se como a principal causa das dificuldades de atuação dos agentes; porém, a criação do vínculo com os usuários, aliada à conquista da confiança, foi a principal potencialidade nas ações desses profissionais. Torna-se essencial o rompimento da barreira gerada pelo preconceito para uma efetiva atuação dos agentes comunitários de saúde nos territórios, para que possam colaborar com o acolhimento desses usuários e com a redução dos efeitos da vulnerabilidade existente.

Palavras-chave

estratégia saúde da família,
agentes comunitários de saúde,
síndrome da imunodeficiência adquirida,
acolhimento

Download


Métricas

  • Visualizações - 60

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)