A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Atividade de trabalho e saúde dos professores: o programa de formação como estratégia de intervenção nas escolas

  • Flavia Marchiori
  • Maria Elizabeth Barros de Barros
  • Sonia Pinto de Oliveira
  • Flavia Marchiori

    Psicóloga. Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

    Maria Elizabeth Barros de Barros

    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

    Sonia Pinto de Oliveira

    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.



Resumo

A proposta deste artigo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa que analisou as relações entre saúde e trabalho nas escolas da Grande Vitória (ES), articulando pesquisa e programa de formação, com base numa perspectiva epistemológica centrada na atividade de trabalho. Buscou-se um modo de produção de conhecimento que se efetivou a partir da construção de um espaço de diálogo entre os saberes advindos da experiência dos professores e o conhecimento produzido pelos pesquisadores. Com esse objetivo, foi criado um plano de trabalho que incluiu, numa primeira fase, a aplicação do questionário SRQ e, a partir dos resultados obtidos, a construção de um Programa de Formação-Investigação em Saúde e Trabalho nas Escolas da Grande Vitória para os docentes. Como resultado da pesquisa-formação, destacam-se o início da construção de uma rede em cada escola e entre as escolas da Grande Vitória para o debate sobre as relações saúde-trabalho, que está se efetivando por meio de um site, e o desdobramento do processo de pesquisa-formação para outros municípios do estado. Os resultados da pesquisa indicam a urgência da construção de métodos de pesquisa que privilegiem a experiência dos professores como um saber indispensável para a compreensão das articulações saúde e trabalho nas escolas.

Palavras-chave

atividade de trabalho,
saúde,
escola

Download


Métricas

  • Visualizações - 17

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.