A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Inserção do técnico em saúde bucal no Sistema Único de Saúde: a instabilidade dos vínculos de trabalho e a desvalorização profissional

  • Arinilson Moreira Chaves Lima
  • Cléa Adas Saliba Garbin
  • Artênio José Ísper Garbin
  • Elis Regina Vasconcelos Farias Aragão
  • Betânia Moreira Chaves Lima
  • Ondina Maria Chagas Canuto
  • Suzely Adas Saliba Moimaz
  • Arinilson Moreira Chaves Lima

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

    Cléa Adas Saliba Garbin

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

    Artênio José Ísper Garbin

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Araçatuba, São Paulo, Brasil.

    Elis Regina Vasconcelos Farias Aragão

    Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

    Betânia Moreira Chaves Lima

    Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil.

    Ondina Maria Chagas Canuto

    Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.

    Suzely Adas Saliba Moimaz

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia, Departamento de Odontologia Infantil e Social, Araçatuba, São Paulo, Brasil.



Resumo

A Política Nacional de Saúde Bucal destaca a importância da formação de pessoal auxiliar para a sua consolidação. Este estudo avaliou a inserção de técnicos em saúde bucal formados pela Escola de Saúde Pública do Ceará no Sistema Único de Saúde. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em duas etapas. Na primeira, traçou-se o perfil profissional de 573 técnicos em saúde bucal ex-alunos da Escola. Na segunda, foram realizados grupos focais e utilizada a técnica de análise de conteúdo, na modalidade temática. A pergunta direcionadora foi: que aspectos influenciam na inserção dos técnicos em saúde bucal no Sistema Único de Saúde? Verificou-se que 73,3% estavam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Destes, 20,7% estavam cadastrados como técnico em saúde bucal e 67,9% como auxiliar de saúde bucal. Nos grupos focais, foram identificadas três categorias temáticas: interesse dos gestores; tipo de vínculo de trabalho; e valorização profissional. Concluiu-se que a maioria estava inserida no Sistema Único de Saúde, mas como auxiliar de saúde bucal. Na visão dos egressos, faltam interesse por parte dos gestores para contratação de técnicos em saúde bucal, vínculos de trabalho mais estáveis e maior valorização profissional.

Palavras-chave

higienistas dentários,
assistentes de odontologia,
auxiliares de odontologia,
pessoal técnico de saúde,
grupos focais

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