A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Trabalho, violência armada e saúde na visão de professores em uma escola pública no Rio de Janeiro

  • Karla Barros de Morais
  • Katia Reis de Souza
  • Gideon Borges dos Santos
  • Karla Barros de Morais

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

    https://orcid.org/0000-0003-4314-2271

    Oswaldo Cruz Foundation, Sérgio Arouca National School of Public Health, Postgraduate Program in Public Health, Rio de Janeiro, Brazil.

    Katia Reis de Souza

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

    Oswaldo Cruz Foundation, Sérgio Arouca National School of Public Health, Postgraduate Program in Public Health, Rio de Janeiro, Brazil.

    Gideon Borges dos Santos

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

    https://orcid.org/0000-0003-1179-9404

    Oswaldo Cruz Foundation, Sérgio Arouca National School of Public Health, Postgraduate Program in Public Health, Rio de Janeiro, Brazil.



Resumo

O presente artigo objetiva problematizar, à luz dos preceitos da saúde do(a) trabalhador(a), as relações entre trabalho e saúde do(a) professor(a) em uma escola pública localizada em território de violência armada, assim como analisar suas estratégias de resistência e defesa coletiva da saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas por videoconferência, devido à pandemia de covid-19. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática, da qual emergiram quatro categorias de interpretação: cenário de guerra e trabalho docente; a saúde e as percepções de quem luta; resistências e estratégias de defesa da saúde; possíveis saídas. Verificou-se que a experiência dos(as) trabalhadores(as) é fundamental para a proteção coletiva da saúde. A violência que atinge o trabalho do corpo docente em território de violência armada configurou-se como forma específica de violência laboral. Os(as) docentes identificaram o diálogo entre escola, comunidade e autoridades de segurança pública como uma solução eficaz para enfrentar a violência no entorno escolar. A construção de reflexões e propostas coletivas despontaram como um caminho profícuo para o trabalho docente, o que reafirma o papel político e social da escola pública como instituição que representa a comunidade e seus(suas) trabalhadores(as).

Palavras-chave

Docentes,
Violência no trabalho,
Violência com arma de fogo,
Saúde do trabalhador,
Esgotamento psicológico

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