A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
David Mark/Pixabay

Saúde da população negra: ações afirmativas e branquitude docente nos cursos de graduação da saúde

  • Dyana Helena Souza
  • Dais Gonçalves Rocha
  • Dyana Helena Souza

    Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, Brasília

    https://orcid.org/0000-0001-6050-3337

    Professora Substituta no Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Saúde Coletiva (PPGSC-UnB, 2020).  Ex-residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília. Bacharel em Saúde Coletiva (1/2014) e em Serviço Social (1/2018) pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Sociais; Reorientação da Formação em Saúde; Promoção da Equidade; Questão Racial e Saúde da População Negra.

    Dais Gonçalves Rocha

    Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Saúde Coletiva, Brasília

    https://orcid.org/0000-0003-1103-5930

    Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1990), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado na University of British Columbia junto à School of Population and Public Health em Vancouver-Canadá. Professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde - UnB. Ex-Coordenadora do Grupo Temático de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável da Associação Brasileira de Saúde Coletiva ( 2016-2018). Ex-Coordenadora do Programa de Reorientação da Formação em Saúde e do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade da Universidade de Brasília-Campus Darcy Ribeiro (2014-2018). Ex-coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva FS/UnB (2018-2020). Coordena projetos nacionais e internacionais na área de Promoção da Saúde. Atua no ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, gestão participativa em saúde, intersetorialidade, avaliação de programas, políticas públicas; promoção da equidade em saúde, formação e educação permanente em saúde. Líder do Grupo de Pesquisa Promoção e Equidade em Saúde.



Resumo

Este artigo objetiva analisar a inserção do tema Saúde da População Negra na formação dos profissionais de saúde nos cursos de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina de uma universidade pública brasileira. A pesquisa é resultado de uma dissertação de mestrado de natureza qualitativa do tipo pesquisa- intervenção, adotando como fundamentação teórica a epistemologia feminista negra e a perspectiva negra da decolonialidade. Foram realizadas oficinas, entre os anos de 2019 e 2020, com membros dos Núcleos Docentes Estruturantes de Saúde Coletiva, Enfermagem e Medicina. A despeito das diretrizes do marco legal sobre o ensino das relações étnico-raciais, constatou-se a incipiência sobre o tema Saúde da População Negra na formação dos cursos analisados, a ausência de docentes negros nesses espaços e a presença de uma branquitude docente guardiã de privilégios. Os resultados e a discussão apresentados possibilitaram depreender que é por meio dos movimentos e pensamentos emancipatórios nos campos político, cultural, pedagógico e epistemológico que se faz possível tensionar rupturas nas relações de poder e nas estruturas do Estado.

Foto: David Mark/Pixabay

Palavras-chave

Saúde da população negra,
Ações afirmativas,
Ensino superior,
Currículo,
Formação profissional em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 1361

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.