A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Docência na educação infantil: neoliberalismo, desumanização e adoecimento na república inacabada brasileira

  • Wagner Eduardo Estácio de Paula
  • Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima
  • Wagner Eduardo Estácio de Paula

    Universidade do Vale do Itajaí , Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, Itajaí, Santa Catarina, Brasil

    Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima

    Universidade do Vale do Itajaí , Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho , Itajaí , Santa Catarina , Brasil



Resumo

A pesquisa que deu origem a este artigo situa-se no contexto da categoria teorética ‘repúblicas inacabadas.’ Teve como objetivo analisar a percepção de professores(as) de uma unidade escolar de educação infantil de um município catarinense, sobre a produção de dignidade pelo trabalho e foi realizada no segundo semestre de 2018. A coleta de dados se deu por meio de três instrumentos: entrevistas individuais, grupos focais e diários de campo. Os dados indicaram a solidão na interface entre docência na educação infantil, neoliberalismo e dignidade pelo eco das vozes dos professores que anunciam a destituição de sua produção de dignidade pelo trabalho, o que afeta direta e negativamente sua condição de saúde. Apontam-se condições para o estabelecimento dessa condição desumanizante e propõem-se o reconhecimento e o estímulo ao trabalho coletivo como ferramentas de transformação.

Palavras-chave

profissão docente,
educação infantil,
neoliberalismo,
dignidade

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