A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Capitalismo e ontologia da bioética: o processo de trabalho de médicos de família na Itália

  • Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima
  • Marta Inez Machado Verdi
  • Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima

    Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, Santa Catarina, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina

    Marta Inez Machado Verdi

    Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.



Resumo

O artigo examina as fragilidades que permeiam as inter-relações estabelecidas no processo de trabalho de médicos de família italianos para conhecer possíveis conflitos éticos. Trata-se de um estudo de campo, de abordagem qualitativa e caráter explora-tório-descritivo, realizado em 2007, na província de Roma, região do Lácio, Itália, com médicos de família italianos conveniados ao Serviço Sanitário Nacional. Analisados à luz da bioética cotidiana, os resultados mostram conflitos éticos gerados diretamente pelo modelo de organização de atenção em saúde do Serviço Sanitário Nacional e pelo mercado da indústria farmacêutica e indiretamente pela sociedade, tendo como pano de fundo o capitalismo em sua face neoliberal.

Palavras-chave

médicos de família,
bioetica,
capitalismo

Download


Métricas

  • Visualizações - 31

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)