A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Trabalho docente e saúde das professoras de educação infantil de Pelotas, Rio Grande do Sul

  • Jarbas Santos Vieira
  • Vanessa Bugs Gonçalves
  • Maria de Fátima Duarte Martins
  • Jarbas Santos Vieira

    Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Fundamentos da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Vanessa Bugs Gonçalves

    Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Maria de Fátima Duarte Martins

    Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Fundamentos da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.



Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a relação entre processo de trabalho docente e a saúde de 196 professoras que atuavam em escolas municipais de educação infantil do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, em 2011. Metodologicamente, a pesquisa se desenvolveu em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Na dimensão quantitativa foi aplicado, sobre todo o corpo docente, o Job Content Questionnaire, cuja finalidade é investigar as rotinas ocupacionais do trabalho que são consideradas um risco à saúde dos trabalhadores. Na dimensão qualitativa, a coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas sobre as práticas educacionais das professoras em seu cotidiano de trabalho e o que as cerca. O eixo das entrevistas abordou o cotidiano de trabalho dessas docentes e suas percepções acerca da importância da professora de educação infantil. A análise mostrou que os discursos prevalentes reforçam a ideia do magistério como sacerdócio, naturalizando a ideia de doação e sacrifício como intrínsecas ao processo de trabalho docente.

Palavras-chave

educação infantil,
mal-estar docente,
processo de trabalho docente

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