A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A historicidade do percurso do GT trabalho e educação: uma análise para debate

  • Eunice Trein
  • Maria Ciavatta
  • Eunice Trein

    Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Maria Ciavatta

    Professora Titular-Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF e Professora Visitante da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Doutora em Ciências Humanas (Educação, PUC-RJ). Pós-doutorado em Sociologia do Trabalho pela Università di Bologna, Itália.



Resumo

Neste trabalho, retomamos os aspectos principais de um trabalho anterior que teve o objetivo de dar prosseguimento ao balanço da produção científica do GT Trabalho e Educação, a partir dos trabalhos selecionados e discutidos pelo grupo nas Reuniões Anuais da Anped (1996 a 2001), retomando a pauta de temáticas apresentadas em balanços similares, analisando a produção de 2002 a 2007. Do ponto de vista teórico-metodológico, o GT orienta-se pelo materialismo histórico, contempla também a discussão de outras linhas teóricas e tem como compromisso a transformação das formas de exploração e amesquinhamento do ser humano. Do ponto de vista dos conteúdos, os temas recorrentes mais presentes são os seguintes: trabalho e educação - teoria e história; trabalho e educação básica; trabalho e educação nos movimentos sociais; educação do trabalhador nas relações sociais de produção; e profissionalização e trabalho que se constituem no tema principal do período mais recente que analisamos neste texto.

Palavras-chave

trabalho e educação,
teoria e história,
profissionalização,
educação dos trabalhadores,
educação básica

Download


Métricas

  • Visualizações - 30

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio