A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O mal-estar docente nas discussões sobre ensino nutrição: falas de professoras da educação básica em fóruns virtuais

  • Neusa Helena da Silva Pires Martins
  • Daniel Fábio Salvador
  • Mauricio Roberto Motta Pinto da Luz
  • Neusa Helena da Silva Pires Martins

    Fundação Oswaldo Cruz , Instituto Oswaldo Cruz , Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências , Rio de Janeiro , Brasil .

    Daniel Fábio Salvador

    Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – Extensão Rio de Janeiro , Brasil

    Mauricio Roberto Motta Pinto da Luz

    Fundação Oswaldo Cruz , Instituto Oswaldo Cruz , Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências , Rio de Janeiro , Brasil



Resumo

As expectativas institucionais e sociais relacionadas ao trabalho docente intensificaram-se. A atividade docente é hoje caracterizada pela precarização do trabalho, associada a uma concepção da escola como empresa, na qual são frequentes os múltiplos vínculos de trabalho com elevada carga horária, com consequências negativas sobre a saúde docente. No presente estudo, relatamos achados qualitativos obtidos da análise de postagens de professoras da educação básica em um fórum virtual sobre educação nutricional. Tais discussões espontâneas das professoras revelaram um contraste entre a intensa preocupação com a saúde nutricional de seus alunos que mascara a atenção a essas questões em relação a si mesmas. A incorporação pelas professoras de expectativas socialmente impostas no sentido de solucionarem questões complexas como a obesidade entre estudantes parece adquirir tais dimensões que obliteram a discussão à própria saúde nutricional. Essas expectativas, quando impostas sem os meios para seu atendimento podem contribuir para o sofrimento docente. Destacamos, ainda, a importância da existência de espaços e condições de escuta de professores envolvidos com a educação sobre temas de saúde nas escolas.

Palavras-chave

mal-estar docente,
fóruns virtuais,
internet,
saúde nutricional

Download


Métricas

  • Visualizações - 493

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.