A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O papel do trabalho e da formação acadêmica no projeto profissional do trabalhador da saúde

  • Rosimeire Aparecida Manoel
  • Denise Stefanoni Combinato
  • Fernanda Márcia de Azevedo Gomes
  • Katiuska Fabiana da Silva
  • Rosimeire Aparecida Manoel

    Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu.

    Denise Stefanoni Combinato

    Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, São Paulo, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu.

    Fernanda Márcia de Azevedo Gomes

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei, Minas Gerais, Brasil.

    Katiuska Fabiana da Silva

    Especialista em Saúde da Família (Residência Profissional) pela Faculdade de Medicina de Marília, Marília, São Paulo, Brasil.



Resumo

O objetivo do estudo foi analisar os determinantes para a escolha da Estratégia Saúde da Família como campo de atuação profissional, a fim de verificar a influência da formação acadêmica e suas implicações. Foram entrevistados individualmente, de outubro de 2006 a fevereiro de 2007, 22 profissionais de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) de equipes da Saúde da Família de um município de Mato Grosso do Sul. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o referencial teórico-metodológico da psicologia sócio-histórica. Observou-se que a escolha profissional para a Estratégia Saúde da Família não ocorreu de forma reflexiva e crítica, sendo influenciada principalmente pela expansão da área e oferta de emprego, o que pode comprometer a atuação profissional. Sugere-se investimento nos processos educativos como uma forma de incentivar e favorecer a atuação e o compromisso dos profissionais com o Sistema Único de Saúde e, especialmente, a Saúde da Família.

Palavras-chave

Saúde da Família,
psicologia,
orientação vocacional

Download


Métricas

  • Visualizações - 15

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio