A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Participação, cidadania e políticas públicas: a construção da saúde em espaços de organização popular

  • Danúbia Rocha Vieira
  • Mick Lennon Machado
  • Rosane Beatriz Bragagnolo Cervi
  • Marta Inez Machado Verdi
  • Danúbia Rocha Vieira

    Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo Programa de Residência Integrada em Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Mick Lennon Machado

    Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo Programa de Residência Integrada em Saúde da Família da Universidade Federal de Santa Catarina.

    Rosane Beatriz Bragagnolo Cervi

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

    Marta Inez Machado Verdi

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.



Resumo

Este trabalho avalia como as organizações populares discutem as políticas públicas de saúde com base na análise da participação popular e da construção da cidadania em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. O trabalho foi desenvolvido com instituições e organizações de controle social. A estratégia metodológica utilizada foi a de pesquisa qualitativa, tendo como técnica de análise o discurso do sujeito coletivo. Os discursos demonstram que os sujeitos têm uma compreensão de saúde com elementos que remetem a um conceito biologicista, mas que também avançam para um conceito ampliado. Observou-se que a cidadania não se limita a conquista de direitos apenas, mas estende-se para a luta por sua efetivação. Nesse sentido, a participação surge como um dever a ser exercido pelo coletivo.

Palavras-chave

políticas públicas,
saúde,
cidadania e participação

Download


Métricas

  • Visualizações - 31

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)