A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação a distância na reprodução do capital: entre a ampliação do acesso e a precarização e alienação do trabalho docente

  • Elcio Gustavo Benini
  • Maria Dilnéia Fernandes
  • Gustavo Henrique Petean
  • Raphael Camargo Penteado
  • Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin
  • Elcio Gustavo Benini

    Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Escola de Administração e Negócios, Campo Grande, Brasil.

    Maria Dilnéia Fernandes

    Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Educação, Campo Grande, Brasil.

    Gustavo Henrique Petean

    Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, Goiânia, Brasil

    Raphael Camargo Penteado

    Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Escola de Administração, Curitiba, Brasil.

    Luana Silvy de Lorenzi Tezza Magnin

    Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Carlos Chagas, Curitiba, Brasil.



Resumo

A educação a distância tem avançado no contexto brasileiro, locus no qual é percebida como objeto de estudo deste ensaio. Ao considerar as mudanças no processo de trabalho docente engendradas pela modalidade a distância, este estudo teve como objetivo tensionar o desenvolvimento da produtividade do trabalho docente por meio da sua racionalização e sua possível relação com o valor da força de trabalho em sentido amplo. De forma específica, analisa a funcionalidade da educação para a reprodução ampliada do capital, assim como suas contradições positivas e limites e tendo como mote o processo de Bolonha, as implicações de uma zona livre educacional. As principais conclusões alcançadas foram: se, por um lado há uma democratização do acesso à educação, a racionalização do trabalho, além de possibilitar uma educação mais acessível, relaciona-se, de forma imediata, com a precarização e alienação do trabalhador docente e, intrinsecamente e de forma mais ampla, com a diminuição do valor da força de trabalho geral, uma vez que diminuem os custos relacionados com a produção da mercadoria força de trabalho.

Palavras-chave

educação,
ambiente econômico,
administração pública,
condições de trabalho,
profissão docente

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