A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Formação profissional ética: um compromisso a partir das diretrizes curriculares?

  • Mirelle Finkler
  • Marta Inez Machado Verdi
  • João Carlos Caetano
  • Flávia Regina Souza Ramos
  • Mirelle Finkler

    Cirurgiã-dentista, integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva (Nupebisc) da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina

    Marta Inez Machado Verdi

    Professora do Departamento de Saúde Pública, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva (Nupebisc), Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

    João Carlos Caetano

    Professor do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense

    Flávia Regina Souza Ramos

    Professora do Departamento de Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudos de Bioética e Saúde Coletiva (Nupebisc), Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.



Resumo

Esta reflexão problematiza o discurso e a prática que se estabelecem em torno do tema da formação ética dos profissionais da saúde e, mais particularmente, do cirurgião-dentista, situando o atual momento de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no ensino superior brasileiro. Procura-se, desta forma, indicar alguns limites e possibilidades para uma formação ética condizente com o novo perfil profissional almejado.

Palavras-chave

ética,
bioética,
odontologia,
educação superior,
currículo

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