A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Modelos, mercado e poder: elementos do currículo oculto que se revelam na formação em odontologia

  • Mirelle Finkler
  • João Carlos Caetano
  • Flávia Regina Souza Ramos
  • Mirelle Finkler

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutora em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina

    João Carlos Caetano

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutor em Odontologia Social pela Universidade Federal Fluminense.

    Flávia Regina Souza Ramos

    Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.



Resumo

Este artigo analisa a dimensão ética da formação profissional de estudantes de odontologia. Empregando-se a abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com professores e estudantes, observações de atividades acadêmicas e grupos focais com alunos de dois cursos. Por meio das categorias de análise relacionadas ao currículo oculto foi possível perceber os valores mais presentes ou menos no processo de socialização profissional, implicados em conflitos de interesses, em questões de prestígio das áreas e de poder nas dinâmicas das relações interpessoais, bem como nos modelos em que os estudantes se espelham na sua construção identitária. A discussão e a reflexão sobre esses achados permitem avançar na compreensão da complexidade de fatores que compõem o 'currículo real' e que conformam a dimensão ética da formação profissional, tão importante para o desenvolvimento de futuros profissionais-cidadãos eticamente sensíveis e socialmente competentes.

Palavras-chave

currículo oculto,
graduação em odontologia,
formação em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 19

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio