A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Necessidades e reivindicações de homens trabalhadores rurais frente à atenção primária à saúde

  • Sérgio Vinícius Cardoso de Miranda
  • Pâmela Scarlatt Durães Oliveira
  • Virlady Cardoso De Miranda Moraes
  • Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos
  • Sérgio Vinícius Cardoso de Miranda

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, Brasil.

    Pâmela Scarlatt Durães Oliveira

    Universidade Estadual de Montes Claros, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Montes Claros, MG, Brasil

    Virlady Cardoso De Miranda Moraes

    Prefeitura Municipal de Japonvar, Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Japonvar, MG, Brasil.

    Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, Brasil.



Resumo

O objetivo foi compreender as principais necessidades e reivindicações de homens trabalhadores rurais frente a uma equipe de Atenção Primária à Saúde, Japonvar, MG, Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, guiado pela abordagem hermenêutica-dialética. Foram realizadas 41 entrevistas em profundidade, registros em diário de campo e coleta de dados secundários. Na análise, utilizamos os níveis de interpretação, permitindo a construção de duas categorias temáticas para as necessidades de saúde: ‘aumento no fornecimento de medicamentos’ e ‘acesso a exames especializados e específicos para a próstata’. Também foram desenvolvidas duas categorias para as reivindicações sociais: ‘reconhecimento como usuários do serviço de saúde’ e ‘grupos de educação em saúde com temáticas masculinas’. A discussão foi alicerçada nos atributos da Atenção Primária à Saúde e na Teoria dos Marcadores Sociais e Interseccionalidades. O estudo possibilitou compreender o processo produtivo, conhecer as características clínico-epidemiológicas e discutir a invisibilidade dos trabalhadores rurais na procura e acesso aos serviços de saúde. Observamos uma valorização do modelo assistencial curativista e a contribuição positiva das reivindicações dos homens para o fortalecimento dos movimentos de luta pelo direito social à saúde.

Palavras-chave

população rural,
atenção primária à saúde,
saúde do homem,
necessidades e demandas de serviços de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 51

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)