A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Auxiliares e técnicos de enfermagem na saúde da família: perfil sociodemográfico e necessidades de qualificação

  • Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto
  • Márcio Clébio Fonseca Costa
  • José Rocha
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha
  • Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto

    Universidade Estadual do Vale do Acaraú, Sobral, Brasil

    Márcio Clébio Fonseca Costa

    Prefeitura Municipal de Acaraú, Sobral, Brasil

    José Rocha

    Enfermeiro da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Brasil. Mestre em Estudos Avançados da Educação pela Universidade de Guarulhos (UnG).

    Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

    Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São Paulo, Brasil. Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).



Resumo

Estudo exploratório-descritivo, realizado com 38 auxiliares e 17 técnicos de enfermagem que atuavam na Estratégia Saúde da Família (ESF), nos municípios de Acaraú, Chaval, Coreaú, Granja, Marco e Santana do Acaraú, no estado do Ceará, no período de março a abril de 2005, que objetivou traçar o perfil e as necessidades de qualificação desses profissionais. O perfil mostrou que, em sua maior parte, eram mulheres casadas, com idade entre 31 e 40 anos, ensino médio concluído, renda de um salário mínimo, atuando na área rural. Quanto s necessidades de qualificação por eles apontadas, destacam-se os temas biossegurança, internação domiciliar, métodos e técnicas de cuidados com feridas e sondas, esterilização, atividades educativas e acolhimento. A maior parte das necessidades referidas resume-se a técnicas e sugere deficiências na formação profissional. Enfatiza-se a importância de uma política de educação permanente, para melhor capacitação e melhoria na atuação deste segmento profissional na ESF.

Palavras-chave

atenção primária à saúde,
enfermagem,
educação professional

Download


Métricas

  • Visualizações - 24

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.