A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Comunidade de prática e cuidado em saúde mental: uma revisão sistemática

  • Taís Quevedo Marcolino
  • Eliane Nascimento Fantinatti
  • Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi
  • Taís Quevedo Marcolino

    Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional, São Carlos, São Paulo

    Eliane Nascimento Fantinatti

    Universidade Estadual de Campinas, Residência Multiprofissinal em Saúde Mental e Saúde Coletiva, Campinas, São Paulo

    Alana de Paiva Nogueira Fornereto Gozzi

    Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional, São Carlos, São Paulo



Resumo

O cuidado em saúde mental é dependente de recursos humanos qualificados para responder dinamicamente às necessidades dos usuários dos serviços.
A qualificação desse cuidado pela reflexão sobre os processos de trabalho é essencial para a efetivação da mudança para uma perspectiva comunitária e biopsicossocial. A comunidade de prática é um referencial teórico-metodológico que fomenta a aprendizagem colaborativa por meio do engajamento mútuo em projeto comum e da negociação de significados. A pesquisa teve por objetivo sistematizar a utilização da comunidade de prática para melhoria do cuidado em saúde mental via revisão sistemática no Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Virtual em Saúde, em março de 2015. De 19 artigos encontrados, nove foram selecionados para análise. Os estudos avaliaram positivamente a comunidade de prática para melhorar os serviços oferecidos
à população, oferecer capacitação com especialistas e implementar novos métodos de trabalho. Destacaramse fragilidades (recursos financeiros, desalinhamento inicial entre os participantes, conflitos grupais) e potencialidades (engajamento real dos participantes; participação virtual; acesso a especialistas; integração de profissionais, usuários e familiares num único projeto; necessidades formativas em contexto). Espera-se elucidar possibilidades para a criação de estratégias formativas e investigativas para educação permanente em saúde mental.

Palavras-chave

Saúde mental,
Educação permanente,
Comunidade de prática,
Recursos humanos em saúde,
Prática profissional

Download


Métricas

  • Visualizações - 647

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.