A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação dos profissionais da saúde

  • Maria Helena Salgado Bagnato
  • Maria Inês Monteiro
  • Maria Helena Salgado Bagnato

    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (Praesa) da Unicamp. Doutora em Educação pela Unicamp.

    Maria Inês Monteiro

    Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas de Educação e Saúde (Praesa) da Unicamp. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho da Unicamp. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).



Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar aspectos das perspectivas interdisciplinar e rizomática na formação de profissionais da área da saúde. Ambas as atitudes requerem olhares plurais e outras posturas dos educadores nas relações que estabelecem com os sujeitos e com os conhecimentos, visando a superar maneiras fragmentadas dos processos de trabalho e de produção de ciência, recuperando o caráter dialético da realidade social. Os desafios postos por estas perspectivas convidam todos os educadores envolvidos eticamente neste processo a refletirem sobre a inclusão de temas e dimensões que perpassam transversalmente o processo de formação profissional e a produção de conhecimentos, movimentando territórios, compreensões e subjetividades, o que pode possibilitar interpretações inovadoras e polissêmicas, bastante desejáveis para se lidar com a complexidade da realidade, inclusive na área da saúde.

Palavras-chave

ensino em saúde,
interdisciplinaridade,
rizoma,
educação

Download


Métricas

  • Visualizações - 7

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)