A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Regimes de flexibilização e sentidos do trabalho para docentes de ensino superior em instituições públicas e privadas

  • Anelise D’Arisbo
  • Daiane Boff
  • Andrea Poleto Oltramari
  • Julice Salvagni
  • Anelise D’Arisbo

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Farroupilha, Rio Grande do Sul

    Daiane Boff

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

    Andrea Poleto Oltramari

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

    Julice Salvagni

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Porto Alegre, Rio Grande do Sul



Resumo

Este artigo objetivou compreender o sentido do trabalho para o docente de ensino superior em instituições públicas e privadas em seus diversos regimes de flexibilização do trabalho, com base na identificação de elementos da racionalidade instrumental e subjetiva. Assim, a coleta de dados contou com fontes múltiplas, tais como a análise documental das instituições e dos contratos de trabalho dos docentes, a observação direta e as entrevistas realizadas presencialmente. Como resultado, percebeu-se que: há preponderância do sentido laboral substantivo sobre o sentido instrumental; a flexibilização
altera a percepção da atuação individual e interfere no seu sentido substantivo; e a vida é arranjada a partir da organização do trabalho flexibilizado.

Palavras-chave

Sentido do trabalho,
Docência,
Flexibilização

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