A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Superexploração e desgaste precoce da força de trabalho: a saúde dos trabalhadores de confecção

  • Paulo Victor Rodrigues de Azevedo Lira
  • Idê Gomes Dantas Gurgel
  • Pedro Costa Cavalcanti de Albuquerque
  • Angela Santana do Amaral
  • Paulo Victor Rodrigues de Azevedo Lira

    Fundação Oswaldo Cruz , Instituto Aggeu Magalhães . Departamento de Saúde Coletiva , Recife , Brasil

    Idê Gomes Dantas Gurgel

    Fundação Oswaldo Cruz , Instituto Aggeu Magalhães . Departamento de Saúde Coletiva , Recife , Brasil

    Pedro Costa Cavalcanti de Albuquerque

    Fundação Oswaldo Cruz , Instituto Aggeu Magalhães . Departamento de Saúde Coletiva , Recife , Brasil

    Angela Santana do Amaral

    Universidade Federal de Pernambuco . Centro de Ciências Sociais Aplicadas . Departamento de Serviço Social . Recife , Brasil .



Resumo

Objetivou-se analisar a relação entre a superexploração da força de trabalho com o conceito de desgaste em trabalhadores de facções instaladas em dois municípios do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano. O estudo, baseado em abordagem qualitativa, desenvolveu-se nos anos de 2017 e 2018 nos municípios de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Foram realizadas 14 entrevistas semiestruturadas que seguiram roteiro pré-estabelecido organizado em três eixos prioritários: perfil do trabalhador; aspectos sociais e de trabalho; e aspectos relacionados à saúde. Na análise dos dados, considerou-se a totalidade e historicidade das relações sociais e sua articulação com os processos sociais particulares (método dialético). As categorias orientadoras essenciais para compreender a estrutura e a dinâmica do processo saúde-doença dos trabalhadores das facções foram: superexploração da força de trabalho, jornada de trabalho, processo de trabalho e de produção. Os conceitos de: precarização, intensificação, cargas de trabalho, desgaste da força de trabalho também foram importantes mediadores teóricos da análise. A superexploração da força de trabalho foi elemento essencial para compreensão do processo de desgaste precoce da força de trabalho, revelando tendência a um esgotamento prematuro destes trabalhadores ao longo dos anos.

Palavras-chave

saúde do trabalhador,
trabalhadores,
condições de trabalho,
horas de trabalho

Download


Métricas

  • Visualizações - 57

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.