A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O sentido de comunidade em uma equipe multiprofissional hospitalar: hierarquia, individualismo, conflito

  • Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke
  • Cleonice Baasch
  • Maria Cristina Antunes
  • Marina Menezes
  • Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke

    Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Cleonice Baasch

    Universidade Federal do Paraná, Hospital Central, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Maria Cristina Antunes

    Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Marina Menezes

    Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia



Resumo

A trajetória profissional ocupa espaço significativo na vida das pessoas na atualidade. Com base nesta premissa, procurou-se compreender o sentido de comunidade no contexto de trabalho de uma equipe multiprofissional hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, das quais participaram oito profissionais do ambulatório de hematologia e oncologia pediátrica de um hospital público do sul do Brasil, de abril a junho de 2015. As entrevistas foram analisadas à luz das Práticas Discursivas. Estabeleceram-se quatro categorias, decorrentes dos componentes teóricos do sentido de comunidade. Os resultados indicam que os elementos pertencimento; influência; integração e satisfação das necessidades; e ligações emocionais compartilhadas estavam presentes nos discursos da equipe. Houve proximidade entre as narrativas das participantes e o conceito de comunidade para a caracterização do contexto de trabalho e das relações desenvolvidas. Contudo, também foram notados indícios de tensionamento hierárquico nas relações, a valorização de práticas individualistas, o conflito não externalizado e a dificuldade de lidar com as diferenças. Conclui-se que há necessidade de maior investimento na valorização e integração dos diferentes profissionais implicados no processo de promoção de saúde e no fomento do sentido de comunidade nas equipes hospitalares.

Palavras-chave

sentido de comunidade,
promoção da saúde,
saúde ocupacional

Download


Métricas

  • Visualizações - 584

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.