A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O sentido de comunidade em uma equipe multiprofissional hospitalar: hierarquia, individualismo, conflito

  • Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke
  • Cleonice Baasch
  • Maria Cristina Antunes
  • Marina Menezes
  • Ana Claudia Nunes de Souza Wanderbroocke

    Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Cleonice Baasch

    Universidade Federal do Paraná, Hospital Central, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Maria Cristina Antunes

    Universidade Tuiuti do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Marina Menezes

    Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia



Resumo

A trajetória profissional ocupa espaço significativo na vida das pessoas na atualidade. Com base nesta premissa, procurou-se compreender o sentido de comunidade no contexto de trabalho de uma equipe multiprofissional hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, das quais participaram oito profissionais do ambulatório de hematologia e oncologia pediátrica de um hospital público do sul do Brasil, de abril a junho de 2015. As entrevistas foram analisadas à luz das Práticas Discursivas. Estabeleceram-se quatro categorias, decorrentes dos componentes teóricos do sentido de comunidade. Os resultados indicam que os elementos pertencimento; influência; integração e satisfação das necessidades; e ligações emocionais compartilhadas estavam presentes nos discursos da equipe. Houve proximidade entre as narrativas das participantes e o conceito de comunidade para a caracterização do contexto de trabalho e das relações desenvolvidas. Contudo, também foram notados indícios de tensionamento hierárquico nas relações, a valorização de práticas individualistas, o conflito não externalizado e a dificuldade de lidar com as diferenças. Conclui-se que há necessidade de maior investimento na valorização e integração dos diferentes profissionais implicados no processo de promoção de saúde e no fomento do sentido de comunidade nas equipes hospitalares.

Palavras-chave

sentido de comunidade,
promoção da saúde,
saúde ocupacional

Download


Métricas

  • Visualizações - 125

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio