A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A importância do ergodesign na avaliação de CD-ROM sobre dengue e doença de chagas na educação em saúde

  • Denise Nacif Pimenta
  • Heloisa Maria Nogueira Diniz
  • Manuel de Almeida Magalhães Andrade
  • Patrícia Rezende de Oliveira
  • Juliana Ferreira da Silva
  • João Carlos Pinto Dias
  • Virgínia Torres Schall
  • Robson Santos
  • Denise Nacif Pimenta

    https://www.scielo.br/j/tes/a/7sbGJyJLMCm3QC9sjVdry5S/?lang=pt#articleSection2

    Heloisa Maria Nogueira Diniz

    Progamadora visual do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Graduada em Comunicação Visual pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Especialização em Design de Interfaces pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca)

    Manuel de Almeida Magalhães Andrade

    Progamadora visual do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil. Graduada em Comunicação Visual pelo Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Especialização em Design de Interfaces pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca).

    Patrícia Rezende de Oliveira

    Graduanda em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Brasil

    Juliana Ferreira da Silva

    Graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

    João Carlos Pinto Dias

    Pesquisador titular do Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/Fiocruz), Belo Horizonte, Brasil. Doutor em Medicina Tropical pela UFMG.

    Virgínia Torres Schall

    Pesquisadora titular do Centro de Pesquisas René Rachou, da Fundação Oswaldo Cruz (CPqRR/Fiocruz), Belo Horizonte, Brasil. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

    Robson Santos

    Professor adjunto do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), Rio de Janeiro, Brasil. Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)



Resumo

Na interseção entre saúde, educação e o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, consideram-se os conceitos e práticas de ergodesign como elementos fundamentais para geração de interfaces de materiais para aprendizagem interativa em saúde, que reflitam a relação entre usuário, tarefas e ambientes. Relata-se a avaliação de CD-ROM a partir de princípios do ergodesign, com vistas a colaborar para o acesso e disseminação da informação em saúde e auxiliar na aprendizagem interativa para profissionais de saúde de nível médio e superior. Para tal, realizou-se levantamento de 21 materiais digitais de instituições internacionais e nacionais sobre as duas doenças. Os materiais foram avaliados através de uma lista de verificação: ergolist. Verificou-se que os materiais avaliados não atendem plenamente aos critérios de avaliação adotados. A avaliação e produção de tecnologias de informação e comunicação, como CD-ROM educativos e interativos, a partir dos princípios do ergodesign podem servir como instrumento facilitador na disseminação da informação e redução de fronteiras entre educação e saúde.

Palavras-chave

educação em saúde,
dengue e doença de Chagas,
ergodesign,
CD-ROM

Download


Métricas

  • Visualizações - 21

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)