A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Extensão universitária e inclusão social de estudantes do ensino médio público

  • Liliane Lins
  • Mayala Moura Valença de Oliveira
  • Ana Carolina Esteves Cattony
  • Carla Reale Batista
  • Patrícia Dias Schmitz
  • André Luiz Peixoto
  • Thaís de Lira Caracas
  • Liliane Lins

    Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil. Doutora em Patologia Humana pelo Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz.

    Mayala Moura Valença de Oliveira

    Graduanda de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil

    Ana Carolina Esteves Cattony

    Graduanda de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.

    Carla Reale Batista

    Graduanda de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.

    Patrícia Dias Schmitz

    Graduanda de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.

    André Luiz Peixoto

    Graduanda de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.

    Thaís de Lira Caracas

    Graduanda de Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Salvador, Bahia, Brasil.



Resumo

A extensão universitária no processo educativo permite a elaboração da práxis e do conhecimento científico por meio de ações na comunidade, gerando um processo sistematizado de troca de saberes. Este estudo avaliou as intervenções educativas do ensino superior privado no ensino médio público aplicadas às áreas de ciências e prevenção em saúde, realizadas no período de fevereiro de 2005 a novembro de 2008. A intervenção capacitou vinte estudantes do ensino médio e realizou o Dia de Saúde do Jovem, com participação de 362 estudantes de Salvador, Bahia. Questionários anônimos foram preenchidos antes e depois de cada seminário e oficina, contendo questões sobre o tema abordado nas atividades. Observou-se a importância da intervenção do ensino superior privado na qualificação de estudantes do ensino médio da rede pública. O ensino superior privado pode participar da inclusão social, qualificando indivíduos para ingressarem no processo de formação profissional de forma mais atenta à dinâmica social. O grande desafio para o ensino superior da área da saúde continua sendo reconceituar o seu papel ativo na educação e na prevenção em saúde, com participação efetiva de acadêmicos, cientistas e educadores.

Palavras-chave

extensão,
ensino público,
universidade,
educação médica

Download


Métricas

  • Visualizações - 33

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)