A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
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Avaliação do processo de aprendizagem no ambiente virtual do Programa Saúde com Agente

  • Ana Francisca Kolling
  • Diana Tremea
  • Camila Mello dos Santos
  • Daniela Riva Knauth
  • Leandro Raizer
  • Luciana Barcellos Teixeira
  • Fabiana Schneider Pires
  • Ana Francisca Kolling

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

    https://orcid.org/0000-0002-3251-9048

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Porto Alegre, Brasil.

       

     

     

    Diana Tremea

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em Odontologia

    https://orcid.org/0000-0002-7011-5079

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Porto Alegre, Brasil.

    Camila Mello dos Santos

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em Odontologia

    https://orcid.org/0000-0001-5354-3699

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Porto Alegre, Brasil.

    Daniela Riva Knauth

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

    https://orcid.org/0000-0002-8641-0240

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Porto Alegre, Brasil.

       

     

     

    Leandro Raizer

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo

    https://orcid.org/0000-0002-0406-7670

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo, Porto Alegre, Brasil.

       

     

     

    Luciana Barcellos Teixeira

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

    https://orcid.org/0000-0003-1654-3723

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Porto Alegre, Brasil.

    Fabiana Schneider Pires

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde

    https://orcid.org/0000-0001-6545-524X

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.



Resumo

O estudo aqui apresentado teve por objetivo avaliar a percepção da qualidade do processo de aprendizagem no ambiente virtual dos estudantes do Programa Saúde com Agente. Tratou-se de um estudo transversal, realizado em 2022, com 9.145 estudantes dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Informações sobre a qualidade do processo de aprendizagem foram obtidas por meio do questionário Constructivist On-Line Learning Environment Survey, que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Avaliaram-se o perfil sociodemográfico dos participantes e as principais formas de acesso ao curso e acompanhamento. Realizou-se análise descritiva; para análise de associação, utilizou-se o teste qui-quadrado ou exato de Fisher. A maioria dos participantes é do sexo feminino, faixa etária de 40 a 49 anos, da região Nordeste; realiza as atividades em casa e usa o celular/smartphone. Ao se considerarem as seis dimensões avaliadas, relevância, interação e apoio dos colegas obtiveram diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

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Palavras-chave

Educação Permanente,
Educação a Distância,
Recursos humanos,
Estudos de Avaliação

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