A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
rawpixel.com/Freepik

Avaliação do processo de aprendizagem no ambiente virtual do Programa Saúde com Agente

  • Ana Francisca Kolling
  • Diana Tremea
  • Camila Mello dos Santos
  • Daniela Riva Knauth
  • Leandro Raizer
  • Luciana Barcellos Teixeira
  • Fabiana Schneider Pires
  • Ana Francisca Kolling

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

    https://orcid.org/0000-0002-3251-9048

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Porto Alegre, Brasil.

       

     

     

    Diana Tremea

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em Odontologia

    https://orcid.org/0000-0002-7011-5079

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Porto Alegre, Brasil.

    Camila Mello dos Santos

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Odontologia, Programa de Pós-Graduação em Odontologia

    https://orcid.org/0000-0001-5354-3699

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Porto Alegre, Brasil.

    Daniela Riva Knauth

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

    https://orcid.org/0000-0002-8641-0240

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Porto Alegre, Brasil.

       

     

     

    Leandro Raizer

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo

    https://orcid.org/0000-0002-0406-7670

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo, Porto Alegre, Brasil.

       

     

     

    Luciana Barcellos Teixeira

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

    https://orcid.org/0000-0003-1654-3723

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, Porto Alegre, Brasil.

    Fabiana Schneider Pires

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde

    https://orcid.org/0000-0001-6545-524X

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.



Resumo

O estudo aqui apresentado teve por objetivo avaliar a percepção da qualidade do processo de aprendizagem no ambiente virtual dos estudantes do Programa Saúde com Agente. Tratou-se de um estudo transversal, realizado em 2022, com 9.145 estudantes dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Informações sobre a qualidade do processo de aprendizagem foram obtidas por meio do questionário Constructivist On-Line Learning Environment Survey, que consiste em 24 questões agrupadas em seis dimensões: relevância, reflexão crítica, interação, apoio dos tutores, apoio dos colegas e compreensão. Avaliaram-se o perfil sociodemográfico dos participantes e as principais formas de acesso ao curso e acompanhamento. Realizou-se análise descritiva; para análise de associação, utilizou-se o teste qui-quadrado ou exato de Fisher. A maioria dos participantes é do sexo feminino, faixa etária de 40 a 49 anos, da região Nordeste; realiza as atividades em casa e usa o celular/smartphone. Ao se considerarem as seis dimensões avaliadas, relevância, interação e apoio dos colegas obtiveram diferenças estatisticamente significativas entre os estudantes dos cursos de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

Foto: rawpixel.com/Freepik

Palavras-chave

Educação Permanente,
Educação a Distância,
Recursos humanos,
Estudos de Avaliação

Download


Métricas

  • Visualizações - 808

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2024 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.