A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Avaliação de grupos de educação em saúde para pessoas com doenças crônicas

  • Fernanda de Freitas Mendonça
  • Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes
  • Fernanda de Freitas Mendonça

    Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina.

    Elisabete de Fátima Polo de Almeida Nunes

    Docente sênior do Programa stricto sensu de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná, Brasil. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas



Resumo

O objetivo do estudo foi caracteriza os grupos de educação em saúde realizados para hipertensos e diabéticos de Campo Mourão, no Paraná. Trata-se de um estudo quantitativo realizado com 121 profissionais vinculados à Estratégia Saúde da Família. Utilizou-se um formulário com variáveis de caracterização e de avaliação, como a realização de grupos com a comunidade, os assuntos discutidos, os profissionais participantes, sugestões e dificuldades. Os resultados revelaram que 70% das unidades oferecem grupos de educação em saúde, contudo estão focados em temas curativistas. Os profissionais que se mostraram mais envolvidos foram os agentes comunitários de saúde e os enfermeiros. Apesar de os grupos apresentarem uma configuração que necessita de mudanças para melhor promover a educação em saúde, foram poucos os profissionais que reconheceram a importância de se promoverem alterações nos grupos. É fundamental que os profissionais da equipe de saúde da família sejam capacitados para perceberem que o processo de educação em saúde não se limita à transferência de informações, mas inclui a construção compartilhada de saberes entre o usuário e o profissional de saúde.

Palavras-chave

educação em saúde,
diabetes,
mellitus,
hipertensão arterial

Download


Métricas

  • Visualizações - 36

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.