A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

As atribuições do técnico de saúde bucal: sistematização de práticas

  • Eliana Maria de Oliveira Sá
  • Marilene Barros de Melo
  • Carlos Alberto Tenório Cavalcanti
  • Lucas Azevedo de Oliveira
  • Nora Nei Reis Pereira
  • Onofre Ricardo de Almeida Marques
  • Rubens de Menezes Santos
  • Dulce Helena Amaral Gonçalves
  • Eliana Maria de Oliveira Sá

    Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

    Marilene Barros de Melo

    Superintendente de Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil. Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

    Carlos Alberto Tenório Cavalcanti

    Cirurgião-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Especialista em Gestão de Unidade Básica de Saúde pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

    Lucas Azevedo de Oliveira

    Cirurgião-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Especialista em Saúde Coletiva pela Associação Brasileira de Odontologia.

    Nora Nei Reis Pereira

    Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Especialista em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais

    Onofre Ricardo de Almeida Marques

    Assessor do Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil. Especialista em Periodontia e Prótese pela Faculdade de Odontologia de Bauru

    Rubens de Menezes Santos

    Cirurgião-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Minas Gerais.

    Dulce Helena Amaral Gonçalves

    Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Especialista em Gestão em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.



Resumo

Diante da necessidade de diretrizes para a atuação clínica do técnico de saúde bucal (TSB), anterior à lei n.º 11.889/2008, que regulamentou a sua prática profissional, realizou-se em 2008 uma pesquisa-ação em 12 centros de saúde, com 350 usuários, 22 TSB e 22 cirurgiões-dentistas. Teve como objetivo sistematizar as atribuições dos TSB no município de Belo Horizonte. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, a partir de entrevista, grupo focal, oficina e observação participante. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para exame minucioso das informações, das quais apreenderam-se as seguintes categorias: fundamentação da prática e padronização das ações; valorização profissional e estratégias de resistência; avanços e desafios; e modalidade de pesquisa-ação. A transformação do espaço laboral em local de aprendizagem possibilitou avanços como cooperação e corresponsabilização. Uma boa supervisão do cirurgião-dentista propiciou qualidade às atribuições executadas pelo TSB, mesmo no tratamento restaurador atraumático.

Palavras-chave

técnico em saúde bucal,
pesquisa-ação,
formação em serviço

Download


Métricas

  • Visualizações - 80

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)