A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
Tumisu/Pixabay

Cartografia das tensões no cuidado em saúde mental a partir da ferramenta analisadora “usuário-guia”



Resumo

Ao partir da condução do método da cartografia, esta pesquisa buscou investigar, com trabalhadores e usuários de um centro de atenção psicossocial, os modos de invenção cotidiana do cuidado em saúde mental, considerando os efeitos da micropolítica do trabalho e o contexto pandêmico da Covid-19. O trabalho em saúde, nesse sentido, é uma produção micropolítica entre todos os atores envolvidos no território em que a Reforma Psiquiátrica acontece no cotidiano, perpassando por inúmeros desafios em um campo de forças e embates para a consolidação de um modelo de atenção psicossocial pautado no cuidado em liberdade, na cidadania e na autonomia dos usuários dos serviços de saúde mental. Para realizar a investigação, a cartografia se estabeleceu em dois atos: no primeiro, produziu-se, com um coletivo de trabalhadores de um centro de atenção psicossocial, a ferramenta ‘usuário-guia’, que pretende construir a narrativa do percurso de cuidado de um usuário; no segundo, construiu-se, juntamente com os usuários do mesmo serviço, seus percursos singulares na busca pelo cuidado em saúde mental.

Foto: Tumisu/Pixabay

Palavras-chave

Reforma Psiquiátrica,
Cartografia,
Micropolítica,
Cuidado

Download


Métricas

  • Visualizações - 562

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2023 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.