A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Problematizando o processo ensino-aprendizagem em enfermagem em saúde mental

  • Sônia Barros
  • Roselma Lucchese
  • Sônia Barros

    Professora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Enfermagem pela USP.

    Roselma Lucchese

    Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).



Resumo

O artigo apresenta um projeto de pesquisa que problematiza a formação de graduandos na área de saúde mental, especialmente os de enfermagem. Reconhecemos que é necessário aprofundar estudos junto às novas tendências pedagógicas, visando a romper com o modelo tradicional de educação que privilegia a transferência de conhecimento como um fim em si mesmo, a pouca flexibilidade dos currículos e a rigidez dos papéis do professor e do aluno, fatores que impedem a formação crítico-reflexiva dos profissionais. Diante desta problemática, fomos buscar na pedagogia das competências amparo teórico para a mudança necessária no sentido de melhorar e atualizar o processo ensino-aprendizagem. Propomos um diálogo entre a prática e o ensino da assistência de enfermagem psiquiátrica e de saúde mental, em que docentes e enfermeiros trabalhadores possam indicar um caminho para a identificação e construção das competências necessárias para que o enfermeiro atue eficazmente em situações reais na saúde mental.

Palavras-chave

pedagogia das competências,
processo ensino-aprendizagem,
saúde mental,
enfermagem

Download


Métricas

  • Visualizações - 48

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio