A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Competências andragógicas dos docentes enfermeiros que atuam na graduação em enfermagem paulistana

  • Patricia Bover Draganov
  • Maria Cristina Sanna
  • Patricia Bover Draganov

    Centro Universitário Anhanguera, São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

    Maria Cristina Sanna

    Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, São Paulo, SP, Brasil.



Resumo

O objetivo foi avaliar o nível de desempenho do enfermeiro docente nas competências essenciais para a educação de adultos, na perspectiva andragógica. Estudo descritivo, comparativo, transversal, quantitativo, foi desenvolvido com 226 docentes enfermeiros que atuavam em vinte cursos de graduação em enfermagem. Utilizou-se estatística descritiva, testes não paramétricos e software Minitab® 16. A população tinha predominantemente entre 46-55 anos, era majoritariamente do gênero feminino, formou-se em escola pública e cursou especialização, mestrado e menos da metade também doutorado. Os professores se consideraram aquém do nível que deveriam ter para a educação de adultos, encontravam-se distantes do ideal para as competências que almejavam alcançar e declararam domínio maior para facilitar a aprendizagem do que para desenvolver e administrar programas de educação de adultos. Concluiu-se que o nível de desempenho dos docentes foi homogêneo, não havendo diferenças significativas na comparação dos resultados com as características da população.

Palavras-chave

educação superior,
docentes de enfermagem,
modelos educacionais

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