A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Educação profissional em saúde: reflexões sobre a avaliação

  • Denise Antunes de Azambuja Zocche
  • Denise Antunes de Azambuja Zocche

    Pesquisadora de Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista - IPA, Porto Alegre, Brasil. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFRGS.



Resumo

O objeto de reflexão deste artigo é a avaliação por competência no ensino técnico em enfermagem, suas implicações, desafios e proposições como uma forma de integrar os diversos olhares dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em saúde. A avaliação como caminho para a transformação e emancipação possíveis qualifica e dignifica o ensinar e o aprender. As palavras ditas na avaliação, quando servem para inspirar atos de cuidado, podem produzir autonomia para o aprendiz, revisão para os educadores, satisfação e segurança para os cuidadores, conforto e alegria para os usuários e qualidade para os serviços e o sistema de saúde.

Palavras-chave

educação profissional,
enfermagem,
avaliação educacional,
saúde e educação

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