A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Vivência de educação em saúde: o grupo enquanto proposta de atuação

  • Rosilda Veríssimo Silva
  • Priscila Pimentel Costa
  • Jocemara de Souza Fermino
  • Rosilda Veríssimo Silva

    Professora adjunta da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Joinville, Santa Catarina, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Priscila Pimentel Costa

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

    Jocemara de Souza Fermino

    Graduanda em Enfermagem pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc



Resumo

O texto refere-se a uma experiência de educação em saúde em grupo, realizada em uma unidade de saúde da família na cidade de Joinville, em Santa Catarina, na qual se procurou abordar temas relevantes à saúde daquela população. Tal abordagem foi vivenciada por cinco acadêmicas e uma professora de graduação em Enfermagem da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em 2005. A educação em saúde em grupos permitiu-nos colocar em prática o ensino vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva III. O foco principal da atividade visou ao envolvimento e participação de todos os profissionais, as acadêmicas e usuários do sistema de saúde ali presentes com seus saberes e vivências. Abordamos questões relacionadas a diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, com ênfase em alimentação. Durante a abordagem, preocupamo-nos em adaptar os materiais e linguagem à realidade dos usuários. A centralidade na atividade partiu das falas dos participantes para discutir mudanças de hábitos, visando melhorar a qualidade de vida. Como reflexões, entendemos que trabalhar com o conhecimento popular e cultura preestabelecida requer cautela, persistência, paciência e motivação do profissional; respeitar os seus saberes e, principalmente, desenvolver a escuta. A oportunidade, para nós, foi a de aprender e ensinar.

Palavras-chave

hipertensão arterial sistêmica,
diabetes mellitus,
enfermagem,
educação em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 25

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)