A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Construtores de casa e artífices de cidadania: modos cooperativos de trabalhar e viver

  • Silvana Mendes Lima
  • Carlos Minayo Gomez
  • Silvana Mendes Lima

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca , Rio de Janeiro, Brazil

    Carlos Minayo Gomez

    Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca , Rio de Janeiro, Brazil



Resumo

Este artigo centra-se na análise de uma cooperativa da construção civil orientada por princípios da economia solidária. Buscou-se compreender em que medida essa experiência associativa, além de constituir uma estratégia de sobrevivência e de resistência diante do desemprego e subemprego, pode contribuir para a invenção de novas formas de trabalho e vida produtoras de saúde. Realizou-se um estudo qualitativo voltado ao conhecimento das principais questões que atravessam o processo produtivo cooperativo, sua viabilidade econômica e técnica e as relações estabelecidas entre os associados. Encontrou-se que o empreendimento rompe com a lógica habitual de trabalho implantada nos canteiros de obra, investe na qualificação de trabalhadores e expande um novo sentido formativo, de partilha, de sentimento associativo e de compromisso social com a comunidade local. Apesar das limitações decorrentes da falta de financiamento compatível com a especificidade de iniciativas dessa natureza, constitui uma referência exemplar de sucesso sob premissas da economia solidária.

Palavras-chave

cooperativismo,
subjetividade,
trabalhador da construção,
economia solidária

Download


Métricas

  • Visualizações - 15

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)