A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O trabalhador com estresse e intervenções para o cuidado em saúde

  • Débora de Paula da Silva
  • Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva
  • Débora de Paula da Silva

    Faculdade UnB Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

    Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva

    Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura - Ensino na Saúde, Instituto de Psicologia, Faculdade UnB Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.



Resumo

O artigo aborda o fenômeno do estresse e sua relação com o trabalhador e seu sistema. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória de abordagem qualitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico nos anos de 2001 a 2012 por artigos publicados na língua portuguesa e inglesa nas bases Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO e MEDLINE. Foram utilizados os descritores: saúde do trabalhador, estresse ocupacional, estresse psicológico, trabalho, intervenção e vigilância em saúde do trabalhador. Após leitura dos resumos de 362 artigos encontrados, 18 foram selecionados e submetidos à análise de conteúdo. Destacou-se a necessidade de identificar, sanar ou amenizar os fatores que causam esse fenômeno, a fim de que sejam propostas ações de promoção de saúde dentro do ambiente de trabalho para torná-lo uma fonte de prazer ao trabalhador.

Palavras-chave

saúde do trabalhador,
estresse ocupacional,
estresse psicológico

Download


Métricas

  • Visualizações - 74

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio