A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Edição Atual | v. 6 n. 2 (2008)

Publicação contínua
Artigo

Valer (vá ler?): formação de trabalhadores sob a ideologia do mercado na universidade corporativa da Vale

Ramos, G S;
Santos, A. d. F. T. d.

10.1590/S1981-77462008000200005

Valer (vá ler?): formação de trabalhadores sob a ideologia do mercado na universidade corporativa da Vale

Este artigo tem como objetivo discutir a concepção de educação dos projetos de formação profissional promovidos pela Valer, a Universidade Corporativa da Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale). O controle sobre a formação dos trabalhadores assume um papel estratégico para a otimização dos resultados organizacionais. Entretanto, demandado pelo mercado, o aumento da oferta de escolaridade para a satisfação das demandas da reestruturação produtiva dista de uma perspectiva de formação omnilateral, sendo marcada, ao contrário, pela lógica do imediatismo e da instrumentalização, além da adesão à cultura organizacional e captura da subjetividade. Sob a ótica das competências necessárias para a execução das tarefas, o trabalho vem se deteriorando e, com ele, o trabalhador. A investigação está referendada no materialismo histórico, que comporta a tarefa de desvendar a realidade fragmentada e articulada com o senso comum. Como instrumento analítico, utilizamos a análise do discurso.


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Artigo

Educação de qualidade: um dos dilemas fundamentais para a definição das políticas educativas

Educação de qualidade: um dos dilemas fundamentais para a definição das políticas educativas

'Educação de qualidade' e 'qualidade da educação' são termos repetidos nos documentos e discursos que acompanham as propostas de ação no terreno educativo e que são utilizados para justificar determinadas estratégias de políticas educativas. Este artigo busca explicitar estes conceitos, considerando que os diferentes usos ou suas diferentes interpretações podem ser conseqüência dos processos histórico-sociais que atravessaram os países nas últimas décadas. O estudo afirma que o conceito de 'qualidade' converte-se num dilema para a definição das políticas educacionais, já que pode ser utilizado com sentidos e conteúdos muito diferentes, e, em alguns casos, antagônicos. Reconhece também a existência de um conteúdo ideológico do conceito quando vinculado à educação.


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Artigo

Assédio moral e saúde mental do trabalhador

Assédio moral e saúde mental do trabalhador

A globalização e o neoliberalismo geraram uma precarização do trabalho, com conseqüências em todo o mundo. O 'produtivismo', fundado no modo de produção capitalista, traz à cena uma nova forma de gerir recursos humanos no interior das empresas. Essa nova gestão se compõe por uma série de exigências, traduzidas pelos gestores, no cotidiano, como uma maior pressão por metas e cobranças personificadas em resultados quantitativos crescentes. Tudo isso traz uma brutal mudança no meio ambiente de trabalho - assim entendido como conjunto de condições externas e internas do local de trabalho e sua conexão com a saúde dos trabalhadores. Essas alterações tornam o ambiente de trabalho hostil, desumano e, portanto, qualitativamente desequilibrado, o que afeta abruptamente a saúde mental do trabalhador, visto que o empregado passa grande parte de sua vida desenvolvendo suas relações interpessoais e sociais no ambiente de trabalho. Portanto, a qualidade de sua vida depende imediatamente da qualidade no seu ambiente de trabalho. É nesse ambiente, marcado por pressões pelo desempenho quantitativo e alcance de metas, e pela despersonalização do trabalhador - este tratado como objeto de produção - que acontece o denominado assédio moral, um processo de violência psicológica extremado contra o trabalhador, causando-lhe uma série de danos psicológicos.


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Artigo

Categoria, teoria, conceito: (para dizer o ser em múltiplos sentidos)

Categoria, teoria, conceito: (para dizer o ser em múltiplos sentidos)

Qualquer que seja o ponto de partida dessa experiência que se denomina pensar, seu desenvolvimento e efetividade tomam a forma de uma manifestação. Como não há manifestação sem espectador, o pensamento depende, pois, do outro a quem ele se endereça: nem que, precária e temporariamente, eu seja para mim mesmo a figura desse outro. Assim, se os humanos são 'feitos de mundo', o pensamento humano é feito das palavras que, engendradas nesse e por esse mundo, fornecem, por sua vez, ao mundo os sentidos que o fazem ser para nós. Assim, talvez uma das primeiras tarefas da reflexão filosófica da educação seja a de contribuir para o questionamento dos sentidos e das torções de sentido a que os modismos, ou a simples rotina, submetem as palavras: neste artigo, entre tantas ocorrências que se poderia invocar, interessou examinar a noção de 'categoria', cuja trajetória parece especialmente ilustrativa dos riscos a que o uso dogmático pode submeter a reflexão.


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Artigo

O arcaico e o moderno no Brasil: variações em torno de uma educação interrompida

O arcaico e o moderno no Brasil: variações em torno de uma educação interrompida

Este artigo analisa alguns aspectos e problemas da modernização conservadora do capitalismo no Brasil, tendo como foco o período do pós-guerra e a ditadura militar que começa em 1964 e se radicaliza em 1968. As relações entre cultura, educação e política são analisadas tendo como referência o ensaio "Cultura e política, 1964-69", de Roberto Schwarz.


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Artigo

Construtores de casa e artífices de cidadania: modos cooperativos de trabalhar e viver

Lima, S M;
Gomez, C. M.

10.1590/S1981-77462008000200007

Construtores de casa e artífices de cidadania: modos cooperativos de trabalhar e viver

Este artigo centra-se na análise de uma cooperativa da construção civil orientada por princípios da economia solidária. Buscou-se compreender em que medida essa experiência associativa, além de constituir uma estratégia de sobrevivência e de resistência diante do desemprego e subemprego, pode contribuir para a invenção de novas formas de trabalho e vida produtoras de saúde. Realizou-se um estudo qualitativo voltado ao conhecimento das principais questões que atravessam o processo produtivo cooperativo, sua viabilidade econômica e técnica e as relações estabelecidas entre os associados. Encontrou-se que o empreendimento rompe com a lógica habitual de trabalho implantada nos canteiros de obra, investe na qualificação de trabalhadores e expande um novo sentido formativo, de partilha, de sentimento associativo e de compromisso social com a comunidade local. Apesar das limitações decorrentes da falta de financiamento compatível com a especificidade de iniciativas dessa natureza, constitui uma referência exemplar de sucesso sob premissas da economia solidária.


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Artigo

Integração ensino-serviços de saúde: o internato rural médico da Universidade Federal de Mato Grosso

Neves, M A B d;
Spinelli, M. A.

10.1590/S1981-77462008000200008

Integração ensino-serviços de saúde: o internato rural médico da Universidade Federal de Mato Grosso

Este estudo é uma pesquisa avaliativa que reconstitui e analisa os objetivos do programa de integração ensino - serviços de saúde, instituído entre a Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, em Mato Grosso, no ano de 2000. É um estudo de caso que utilizou abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu em fontes secundárias e primárias por meio de entrevistas semi-estruturadas com gestores e agentes implementadores das instituições. Os resultados demonstram, entre outros aspectos, que: não houve formulação prévia e comum dos objetivos para o programa entre as instituições; ao serem reconstituídos, verificou-se que foram elevados os percentuais de objetivos não alcançados; as atividades desenvolvidas não foram suficientes para o alcance dos objetivos; mesmo entre os atores de uma mesma instituição, os objetivos foram distintos; dos objetivos reconstituídos, 75% foram objetivos de organização de serviços ou objetivos acadêmicos. O estudo conclui que as instituições visaram seus objetivos específicos. Recomenda o estabelecimento de referencial teórico sobre integração ensino-serviços de saúde que paute a definição de objetivos, metas, atividades, responsabilidades e indicadores para futuras avaliações sistemáticas do programa.


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Resenha

Público e privado na política de assistência à saúde no Brasil: atores, processos e trajetórias

Público e privado na política de assistência à saúde no Brasil: atores, processos e trajetórias

Resenha


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Resenha

O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas

O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas

Resenha


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Ensaio

Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação

Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação

Busca-se aqui discutir os desafios que se antepõem à tarefa da construção do sistema nacional de educação, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação, tema retomado por iniciativa do Ministério da Educação. Com base nas imprecisões e confusões reinantes nessa área, começa-se pela discussão do próprio significado da expressão 'sistema nacional' a partir de sua configuração histórica. Em seguida, aborda-se o tema propriamente dito, ou seja, os desafios para a construção do sistema, os quais são agrupados em quatro modalidades: econômicos, traduzidos na tradicional e persistente resistência à manutenção do ensino público no Brasil; políticos, expressos na descontinuidade das iniciativas de reforma da educação; ideológicos, representados pelas idéias e interesses contrários ao sistema nacional de educação; e legais, correspondentes à resistência à aprovação de uma legislação que viabilize a organização do ensino na forma de um sistema nacional em nosso país.


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Relato de experiência

Uma experiência pedagógica no ensino médio integrado: pesquisando os agentes comunitários de saúde

Braga, I F;
Lopes, M. C. R.

10.1590/S1981-77462008000200010

Uma experiência pedagógica no ensino médio integrado: pesquisando os agentes comunitários de saúde

Este texto tem como proposta relatar uma experiência pedagógica com alunos do ensino técnico na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fiocruz (EPSJV/Fiocruz). Essa experiência, que teve duração de um semestre, enfocou a temática "Agentes comunitários de saúde (ACS) - política, formação e trabalho", com o objetivo de proporcionar aos alunos uma introdução à pesquisa, seguindo a proposta de iniciação à educação politécnica em saúde da EPSJV. Alunos e preceptoras entraram em contato com as políticas voltadas à formação e ao trabalho dos ACS e conversaram com pesquisadores da área e ACS. O trabalho resultou na elaboração de um vídeo-documentário e na produção coletiva deste relato. O trabalho introdutório de pesquisa em questão retirou alunos e preceptoras dos lugares de 'mestres sábios' e 'aprendizes ignorantes', dando-lhes a oportunidade de romper com o modelo bancário de educação e levando-os a olhar o processo de aprendizagem e o objeto de estudo numa perspectiva crítica.


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