A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A área de política, planejamento e gestão em saúde nas graduações em saúde coletiva no Brasil

  • Lorena Franco Sobral
  • Évelin Lúcia Barros
  • Leonardo Carnut
  • Lorena Franco Sobral

    Universidade de Pernambuco, Faculdade de Ciências Médicas, Santo Amaro, Recife, Pernambuco, Brasil.

    Évelin Lúcia Barros

    Universidade de Pernambuco, Faculdade de Ciências Médicas, Santo Amaro, Recife, Pernambuco, Brasil.

    Leonardo Carnut

    Universidade de Pernambuco, Faculdade de Ciências Médicas, Santo Amaro, Recife, Pernambuco, Brasil.



Resumo

Com a instrumentalização da área de política, planejamento e gestão em saúde, o ethos político do sanitarista vem sendo posto em questão em sua formação. Assim, buscou-se caracterizar os componentes curriculares relacionados com essa área nos cursos de graduação em saúde coletiva do Brasil. Em junho de 2014, fez-se um levantamento de dados secundários das matrizes curriculares pelo site do Ministério da Educação, cuja unidade de análise foi o componente curricular, usando-se o termo de referência para os cursos de graduação em saúde coletiva como parâmetro. Os cursos apresentam ‘saúde coletiva’ como principal denominação (60%). A maior parte dos cursos se divide nas regiões Norte e Sudeste (27%) e em instituições públicas (93%). Sobre os conteúdos nas nomenclaturas, ‘planejamento em saúde’ é o mais citado (até sete vezes em uma mesma matriz) e em 60% do total dos cursos; 87% dos cursos não apresentam o termo ‘Sistema Único de Saúde’ como denominação de componente. Concluiu-se que sem uma padronização curricular, os futuros sanitaristas terão perfis diferenciados, atuando em uma perspectiva mais específica com tendência a um formato de gestão mais planificador e apresentando lacunas no que se refere aos conteúdos políticos e da defesa ideológica do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave

políticas, planejamento e administração em saúde,
educação superior,
Sistema Único de Saúde,
saúde pública,
gestão em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 18

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio