A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Processo de socialização na formação identitária do estudante de medicina

  • Clarisse Daminelli Borges Machado
  • Andrea Soares Wuo
  • Clarisse Daminelli Borges Machado

    Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Catarina

    Andrea Soares Wuo

    Fundação Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Catarina



Resumo

Este artigo teve por objetivo evidenciar e analisar as mudanças relativas às expectativas do tornar-se médico ao longo da graduação em medicina.
Fizeram parte da pesquisa, realizada entre abril e junho de 2018, estudantes de medicina matriculados na primeira, quinta, oitava e décima segunda fases de uma instituição pública de Ensino Superior de Santa Catarina. Após aplicação de questionário, foram analisadas 145 respostas à seguinte pergunta: Por que você escolheu cursar medicina? Por meio de análise de conteúdo, evidenciou a presença crescente, no decorrer do curso, por aquilo que denominamos de ‘retorno financeiro’ e, de maneira inversa, o decrescente interesse por ‘ajudar ao próximo’. Os resultados, analisados com base em teorias que abordam os processos de socialização e de formação identitária mostraram que, apesar de inseridos em realidades socioculturais distintas, os indivíduos se encontram envoltos por ritos e estereótipos comuns, socialmente convencionados por padrões social e historicamente construídos pelo processo de constituição da identidade médica.

Palavras-chave

Educação médica,
Socialização,
Formação identitária,
Identidade profissional

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