A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde no Brasil

  • Ana Margarida Campello
  • Alexandra Almeida
  • Marcio Candeias
  • Mauricio De Seta
  • Miguel Farah Neto
  • Poliana Viana Rangel
  • Ana Margarida Campello

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil.

    Alexandra Almeida

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Bacharel em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

    Marcio Candeias

    Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Especialista em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.

    Mauricio De Seta

    Tecnologista da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/ Fiocruz). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Brasil.

    Miguel Farah Neto

    Pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Brasil.

    Poliana Viana Rangel

    Professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Especialista em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil.



Resumo

Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa "Formação de tecnólogos em saúde no Brasil: tendências, situação atual e a relação quantidade-qualidade". Inicialmente, são analisados dados dos censos da educação superior (1991-2006), buscando-se identificar as principais características da evolução da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde, destacando-se o caráter privado da explosão da oferta, a partir, principalmente, dos primeiros anos deste século e, como consequência, da reforma da educação profissional dos anos 1990, no Brasil. Em seguida, apresentam-se questões sobre o perfil do tecnólogo, sobre as características históricas desses cursos e a pertinência de sua oferta na área da saúde, comparando-se as especificidades da formação do técnico, do tecnólogo e do bacharel. Como conclusão, são assinalados indicativos para a continuidade desta pesquisa, com vistas à realização de estudos comparados sobre a formação de tecnólogos em saúde no Brasil e em outros países.

Palavras-chave

estudos comparados,
cursos superiores de tecnologia,
saúde,
educação profissional tecnológica

Download


Métricas

  • Visualizações - 22

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)