A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Avaliação da organização do cuidado em saúde mental na atenção básica à saúde do Brasil

  • Tiziana Bezerra Gerbaldo
  • Adenilda Teixeira Arruda
  • Bernardo Lessa Horta
  • Luiza Garnelo
  • Tiziana Bezerra Gerbaldo

    Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, Programa de Pós-Graduação em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia, Manaus, Amazonas, Brasil.

    Adenilda Teixeira Arruda

    Universidade Federal do Amazonas, Pró-Reitoria para Assuntos Comunitários, Manaus, Amazonas, Brasil.

    Bernardo Lessa Horta

    Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Social, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Luiza Garnelo

    Fundação Oswaldo Cruz, Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, Manaus, Amazonas, Brasil.



Resumo

Este artigo resultou de um estudo transversal sobre o cuidado em saúde mental com 29.778 equipes da Estratégia Saúde da Família de todo o Brasil (87,1% do total), incluindo avaliação normativa dos dados do segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (2013-2014) nas dimensões perfil dos profissionais, promoção da saúde mental, gestão e oferta do cuidado. Os resultados mostraram que 33,8% dos entrevistados tinham vínculo trabalhista precário e 60,3% deles se sentiam despreparados para atuar em saúde mental. A oferta do conjunto de ações avaliadas só ocorreu em 9,5% das equipes em todo o Brasil (2,2% na região Norte). Cerca de metade não desenvolvia estratégias de promoção da saúde e apenas 9,8% efetivavam a gestão do cuidado. Concluiu-se que os baixos percentuais de implantação em nível nacional coexistem com expressivas desigualdades regionais, com piores resultados no Norte. Fazem-se necessários o fortalecimento de ações de promoção da saúde, a qualificação das equipes, a desprecarização de vínculos e o reordenamento da gestão do cuidado.

Palavras-chave

saúde mental,
atenção básica,
programas de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 125

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)