A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Produção do cuidado em saúde mental: práticas territoriais na rede psicossocial

  • Daniella Barbosa Campos
  • Indara Cavalcante Bezerra
  • Maria Salete Bessa Jorge
  • Daniella Barbosa Campos

    Universidade Estadual do Ceará, Departamento de Ciências e Saúde, Fortaleza, Ceará, Brasil.

    Indara Cavalcante Bezerra

    Universidade de Fortaleza, Departamento de Ciências e Saúde, Fortaleza, Ceará, Brasil.

    Maria Salete Bessa Jorge

    Universidade Estadual do Ceará, Departamento de Ciências e Saúde, Fortaleza, Ceará, Brasil.



Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que analisou práticas de cuidado territoriais em saúde mental realizadas por enfermeiros, agentes comunitários de saúde e usuários dos centros de atenção psicossocial e da atenção básica. Foram realizadas entrevistas, grupos focais e observação livre com 60 participantes de Fortaleza, Ceará, em 2017. A análise das informações fundamentou-se na hermenêutica-dialética ante um exercício interpretativo crítico e reflexivo. Os resultados evidenciaram que o processo de territorialização é realizado pela equipe multidisciplinar da Estratégia Saúde da Família, sem a participação dos profissionais do centro de atenção psicossocial. Embora estes, por vezes, realizem práticas comunitárias, persiste a valorização de ações dentro do próprio serviço e na medicalização do sofrimento psíquico, sem considerar as singularidades dos sujeitos e sem articulação com os serviços da atenção básica. Os agentes comunitários de saúde, se treinados, são atores potencialmente estratégicos para atuar na interface da saúde mental com a atenção básica. Com efeito, o panorama da saúde mental urge pela transformação de um modelo que privilegie a reflexão de novas ações em múltiplas dimensões, com ênfase na articulação dos serviços e na capacitação dos trabalhadores que atuam nesse âmbito.

Palavras-chave

assistência à saúde,
atenção primária à saúde,
saúde mental,
serviços de saúde mental,
agentes comunitários de saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 111

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)