A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Formação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negro

  • Luiza Garnelo
  • Esron Rocha
  • Paulo Peiter
  • Sully Sampaio
  • Elciclei Santos
  • Ana Lúcia Pontes
  • Anakeila Stauffer
  • Luiza Garnelo

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

    Esron Rocha

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

    Paulo Peiter

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - EPSJV

    Sully Sampaio

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane

    Elciclei Santos

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane

    Ana Lúcia Pontes

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA

    Anakeila Stauffer

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - EPSJV



Resumo

Este relato descreve a experiência de formação técnica profissionalizante de 250 agentes comunitários indígenas de saúde vinculados ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro, no estado do Amazonas. A iniciativa promove a elevação da escolaridade e o respeito às especificidades culturais dos alunos. Os eixos pedagógicos 'cultura', 'território', 'política', 'cuidado', 'informação', 'educação' e 'planejamento em saúde' estruturam uma matriz curricular operacionalizada por meio do ensino pela pesquisa, multilinguismo, multidisciplinaridade e intersetorialidade, em consonância com os princípios da educação escolar indígena, da atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas e dos referenciais curriculares de formação técnica de agente comunitário de saúde. O processo pedagógico estimula a obtenção de habilidades e competências para diagnosticar e monitorar a situação de saúde e condições de risco e vulnerabilidade das populações indígenas rionegrinas, para subsidiar ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação nas diversas fases da vida e desenvolver ação política e comunitária nas lutas pela melhoria da saúde. Resultados preliminares da experiência mostram o reconhecimento e fortalecimento do trabalho dos agentes indígenas de saúde, a melhoria da qualidade do trabalho em saúde na comunidade e a maior satisfação dos líderes do movimento indígena pela ampliação do acesso à educação qualificada e diferenciada.

Palavras-chave

saúde indígena,
agentes comunitários de saúde,
formação profissional em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 37

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio