A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Formação técnica de agente comunitário indígena de saúde: uma experiência em construção no Rio Negro

  • Luiza Garnelo
  • Esron Rocha
  • Paulo Peiter
  • Sully Sampaio
  • Elciclei Santos
  • Ana Lúcia Pontes
  • Anakeila Stauffer
  • Luiza Garnelo

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

    Esron Rocha

    UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

    Paulo Peiter

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - EPSJV

    Sully Sampaio

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane

    Elciclei Santos

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Centro de Pesquisas Leônidas & Maria Deane

    Ana Lúcia Pontes

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA

    Anakeila Stauffer

    FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - EPSJV



Resumo

Este relato descreve a experiência de formação técnica profissionalizante de 250 agentes comunitários indígenas de saúde vinculados ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro, no estado do Amazonas. A iniciativa promove a elevação da escolaridade e o respeito às especificidades culturais dos alunos. Os eixos pedagógicos 'cultura', 'território', 'política', 'cuidado', 'informação', 'educação' e 'planejamento em saúde' estruturam uma matriz curricular operacionalizada por meio do ensino pela pesquisa, multilinguismo, multidisciplinaridade e intersetorialidade, em consonância com os princípios da educação escolar indígena, da atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas e dos referenciais curriculares de formação técnica de agente comunitário de saúde. O processo pedagógico estimula a obtenção de habilidades e competências para diagnosticar e monitorar a situação de saúde e condições de risco e vulnerabilidade das populações indígenas rionegrinas, para subsidiar ações de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação nas diversas fases da vida e desenvolver ação política e comunitária nas lutas pela melhoria da saúde. Resultados preliminares da experiência mostram o reconhecimento e fortalecimento do trabalho dos agentes indígenas de saúde, a melhoria da qualidade do trabalho em saúde na comunidade e a maior satisfação dos líderes do movimento indígena pela ampliação do acesso à educação qualificada e diferenciada.

Palavras-chave

saúde indígena,
agentes comunitários de saúde,
formação profissional em saúde

Download


Métricas

  • Visualizações - 562

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.