A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Saúde e saúde mental na percepção de trabalhadores de um CAPSi

  • Juliane Caeran
  • Hericka Zogbi Jorge Dias
  • Juliane Caeran

    Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Hericka Zogbi Jorge Dias

    Centro Universitário Ritter dos Reis, Cristal, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.



Resumo

Este artigo trata de um estudo prospectivo e descritivo de abordagem qualitativa que investigou, por meio de grupo focal, as percepções que os trabalhadores de um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, o CAPSi, no interior do Rio Grande do Sul, Brasil, têm sobre saúde e saúde mental. O referencial teórico baseia-se na psicodinâmica do trabalho de Christophe Dejours, nas políticas e diretrizes do Ministério da Saúde e nos conceitos de saúde e saúde mental propostos pela Organização Mundial da Saúde. O material foi analisado por codificação temática, com base na abordagem da estrutura. Como principais resultados, destacam-se a capacidade de resolver situações conflitivas e a realização de alguma atividade corporal como estratégias de manutenção da saúde e da saúde mental, bem como a compreensão integrada de saúde entre aspectos físicos, psíquicos e sociais.

Palavras-chave

saúde,
saúde mental,
saúde mental do trabalhador,
CAPSi

Download


Métricas

  • Visualizações - 33

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio