A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

Portfólio como estratégia de avaliação de estudantes de odontologia

  • Franklin Delano Soares Forte
  • Camila Helena Machado da Costa
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa
  • Annatália Meneses de Amorim Gomes
  • Claudia Helena Soares Morais Freitas
  • Liberata Campos Coimbra
  • Dorlene Maria Cardoso de Aquino
  • Franklin Delano Soares Forte

    Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nucleadora UFPB, João Pessoa, Paraíba

    Camila Helena Machado da Costa

    Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Patos, Paraíba

    Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa

    Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Clínica e Odontologia Social, João Pessoa, Paraíba

    Annatália Meneses de Amorim Gomes

    Universidade Estadual do Ceará, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nucleadora UECE, Fortaleza, Ceará

    Claudia Helena Soares Morais Freitas

    Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências da Saúde, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nucleadora UFPB, João Pessoa, Paraíba

    Liberata Campos Coimbra

    Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nucleadora UFMA, São Luís, Maranhão

    Dorlene Maria Cardoso de Aquino

    Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Nucleadora UFMA, São Luís, Maranhão



Resumo

O estudo teve por objetivo compreender a percepção de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba sobre a utilização do portfólio como um dos métodos de avaliação. Os dados referentes a 16 estudantes foram coletados em 2011 por meio da técnica do grupo focal e submetidos à análise de conteúdo. Definiram-se, então, as categorias temáticas: conceituação, papel do discente-docente, metodologias ativas, dificuldades na elaboração do portfólio e sugestões. Os estudantes compreendem o portfólio como instrumento de diálogo entre docentes e discentes, por meio dos relatos das vivências em grupo nos equipamentos sociais e reflexões individuais na construção de conceitos e aprofundamento teórico. Conclui-se que os estudantes percebem o portfólio como ferramenta potente e inovadora para a formação profissional, constituindo-se instrumento de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por ser dialógico, interativo, oportunizando uma aprendizagem ativa.

Palavras-chave

Formação,
Portfólio reflexivo,
Avaliação formativa,
Metodologias de ensino-aprendizagem

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