A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.
João Roberto Ripper | Acervo João Roberto Ripper

Por um encantamento da Reforma Psiquiátrica brasileira: antirracismo, aquilombamento e a clínica da delicadeza



Resumo

O presente ensaio aciona a noção de encantamento para construir um diálogo antirracista e decolonial com o campo da saúde mental e atenção psicossocial. Problematiza as  bases racistas que produzem o silenciamento, o apagamento e a homogeneização das experiências no interior da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial no Brasil e, aponta, para a necessidade de acionar o aquilombamento como componente norteador da dimensão ético-política e a construção de uma práxis clínica-política que potencialize a vida e produza encantamento. Em uma perspectiva feminista marxista interseccional e decolonial colocam-se na gira três questões problematizadoras: a urgência do encantamento da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial; o aquilombamento como componente da dimensão ético-política; e a clínica da delicadeza como práxis. Nesse sentido, o ensaio visa trazer novas perspectivas para o campo da saúde mental, propondo uma outra abordagem teórica, política e clínica para a atenção psicossocial baseada em experiências afrodiaspóricas.

Imagem: João Roberto Ripper | Acervo João Roberto Ripper

Palavras-chave

Luta antimanicolonial,
Aquilombamento,
Clínica da delicadeza,
Saúde mental

Download


Métricas

  • Visualizações - 256

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2025 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.