A Trabalho, Educação e Saúde (TES) é uma revista científica em acesso aberto, editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz.

A saúde mental dos profissionais da saúde e o programa de educação pelo trabalho

  • Eloísa Cerutti Martellet
  • Roberta Fin Motta
  • Adriana Dornelles Carpes
  • Eloísa Cerutti Martellet

    Especialista (MBA) em Gestão de Pessoas e Marketing pela Faculdade Metodista de Santa Maria.

    Roberta Fin Motta

    Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutoranda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

    Adriana Dornelles Carpes

    Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Doutora em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Maria.



Resumo

Estudo qualitativo que teve por objetivo abordar o cuidado aos profissionais que atuam em unidades de saúde, sobretudo os impactos, os significados e as relações no trabalho, além da vulnerabilidade ao estresse do trabalho. A pesquisa foi realizada na cidade de Santa Maria, estado do Rio Grande do Sul, com amostra de 14 participantes de cinco unidades de saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, observações e testagem, e, posteriormente, analisados mediante a análise de conteúdo. Como resultado, o trabalho apresenta-se de forma ora estruturante, ou seja, um operador fundamental na constituição do sujeito, ora desestruturante, capaz de desestabilizar a identidade e a personalidade e causar doenças mentais. As motivações, a relação com a comunidade e o diálogo nas relações de trabalho, bem como a necessidade de ações com os profissionais de saúde, na perspectiva de cuidar da saúde de quem cuida, foram percebidas como fundamentais na relação saúde mental e trabalho.

Palavras-chave

subjetividade,
saúde,
trabalho,
educação

Download


Métricas

  • Visualizações - 31

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Copyright (c) 2022 Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio